Consultoria de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Em um mundo globalizado onde a competitividade e exigência do mercado aumentam, têm levado as empresas a repensarem o conceito de melhorar o gerenciamento da produção. As organizações têm inúmeras possibilidades de investimento de recursos, e deve prioritariamente investir recursos em processos mais críticos, ou seja, deve investir de forma compatível com o grau de necessidade dos mesmos.

O PCP é o “coração” de uma indústria sendo responsável direto pela satisfação dos clientes, aumento de produtividade, redução de custos e aproveitamento de todo o potencial de geração de lucro da sua fábrica.

As indústrias de alguma maneira têm o controle de sua produção, mas a formalização do setor de PCP é importante pela sistematização do ambiente fabril. Não existe produção por acaso, mas uma produção programada da suporte a melhor aplicação dos recursos. A produção eficiente se da através do planejamento, organização, direção e controle.

O PCP administra informações vindas de diversos departamentos da empresa. Desempenha uma função de coordenação de apoio ao sistema produtivo, o PCP de forma direta, ou de forma indireta, relaciona-se praticamente com todas as funções deste sistema. Considerando as grandes mudanças no processo de gerenciamento das ordens de produção, a etapa de elaboração dos lotes leva em consideração um horizonte de médio à longo prazo entre capacidade produtiva e a demanda.


Etapas para implantar o sistema na sua empresa